Loading...
ESTRUTURA 2018-05-12T22:33:19+00:00

Função e Missão da Comunidade Formadora

A Igreja Particular, cujo primeiro responsável é o Arcebispo Metropolitano, provê todas as condições necessárias para promoção, acompanhamento e formação dos futuros presbíteros, através da comunidade formadora designada para este fim.

O Arcebispo Metropolitano

O Bispo Referencial do Seminário

Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Dom Roque Costa Souza

O Arcebispo como membro do Colégio Apostólico e como pastor de sua grei é o principal encarregado pela formação de seus futuros presbíteros.

É um grande animador da vida do seminário. É delegado pelo Arcebispo para assistir o seminário em todas as suas necessidades.

Comunidade Formadora

A Comunidade Formadora é um colegiado constituído, em primeiro lugar, pelo Arcebispo -formador por excelência e o último responsável pela formação dos futuros sacerdotes; pelo Reitor -representante do Arcebispo no quotidiano da instituição; pelo Vice-Reitor – representante do reitor em sua ausência, auxiliando e aconselhando; pelo Ecônomo; pelos Formadores de Disciplina; pelos Diretores Espirituais; pelo Prefeito de Estudos e pela Comunidade de Religiosas responsável pela governança da Casa de Formação.

O Reitor

O Reitor do Seminário é um sacerdote que, consideradas as suas qualidades e aptidões e comprovada identidade sacerdotal, por seu grande amor pela Igreja e autêntica comunhão com o presbitério e seu pastor, é nomeado pelo Arcebispo para que dirija e governe, sob sua autoridade, a comunidade do seminário.

Recai sobre o Reitor a principal e mais grave responsabilidade da direção do seminário: coordenar todos os demais formadores; fomentar, com caridade fraterna, uma estreita cooperação com eles, respeitando sempre com escrupulosa atenção o foro interno para promover a formação dos seminaristas com um trabalho harmônico.

O Vice-Reitor

O Vice Reitor do Seminário é o sacerdote designado pelo Arcebispo, quando este julgue necessário ou conveniente para que auxilie, aconselhe e represente o Reitor nas decisões e funções que lhe competem por sua autoridade ordinária.

Colaborador direto na condução do Seminário, o Vice-Reitor é responsável direto em partilhar de todas as responsabilidades que cabem ao Reitor. Nacolaboração com a grave responsabilidade de governar o seminário, torna-se aquele que irá colaborar diretamente na execução de todo o planejamento formativo, visando sempre contribuir para o bom relacionamento dos formadores entre si, dos formadores e seminaristas, dos padres responsáveis pela formação pastoral dos seminaristas e da comunidade formadora.

O Ecônomo

O Ecônomo do Seminário é um clérigo, que por seu testemunho de vida, por seu amor ao Seminário, por sua especial habilidade para a administração dos recursos e por seu dom de gestão, é digno de toda confiança. E em atenção à sua reconhecida responsabilidade é nomeado pelo Arcebispo como administrador dos bens temporais do Seminário.

O Formador de Disciplina

O Formador de Disciplina é aquele sacerdote que por sua firme identidade sacerdotal, por amor ao Seminário, por suas virtudes humanas, por reconhecido espírito de fé, por sua experiência pastoral e por seu sentido pedagógico é designado pelo Arcebispo para acompanhar diretamente a todos e a cada um dos seminaristas, de cada Etapa Formativa, designados aos seus cuidados no processo de maturidade vocacional.

O Diretor Espiritual

Deus é o artífice principal da santidade. Como fonte desta, é quem a concede, doando-se, transformando. A Direção Espiritual é o elemento da formação que proporciona uma íntima e profunda amizade com Cristo.  O Diretor Espiritual é o representante de Deus; é o instrumento do qual Deus se serve para atuar eficazmente nas almas. Por isso, é de fundamental importância assegurar a identidade do seminarista, zelando pela harmonia do ser e do agir do vocacionado ao sacerdócio.

O Prefeito de Estudos

O Prefeito de Estudos é aquele sacerdote, que por sua sã doutrina e preparação acadêmica especializada, por sua visão, por sua reconhecida capacidade pedagógica, por sua boa relação interpessoal é designado pelo Arcebispo para levar adiante o planejamento e a coordenação pedagógica da dimensão intelectual da formação sacerdotal do seminarista junto aos Institutos de Filosofia e Teologia, representados canonicamente por seus respectivos diretores. Tem em conta as diretrizes do Magistério da Igreja, da Ratio Fundamentalis e do próprio Arcebispo.

Os Professores

Os Professores são aqueles sacerdotes, religiosos(as) e leigos(as), que por suas qualidades e aptidões pessoais, por sua especial formação acadêmica, por sua santa doutrina, por sua capacidade pedagógica e por seu amor à Igreja são confirmados pelo Bispo para colaborar eficazmente na formação dos seminaristas em sua dimensão intelectual.

Em sentido amplo, o corpo docente das Faculdadesde Filosofia e Teologia integram a comunidade formadora, no sentido de exercerem um importante papel na formação intelectual dos futuros sacerdotes.

 

A Comunidade Religiosa

O Bispo convida a algum Instituto de Vida Consagrada, conforme seu próprio carisma, a colaborar no Seminário, considerando as qualidades de natureza e de graça que possam como consagradas, desempenhar um serviço específico. Em suma, a presença da religiosa na casa de formação deverá sempre exercer o sinal da maternidade espiritual, e desse modo é por todos, padres e seminaristas, respeitada.

A Comunidade Religiosa é destinada a colaborar com a Comunidade Formadora do seminário, no cuidado da governança da casa de formação. Como tal, oferece um testemunho evangélico a partir de seu próprio carisma e estilo de vida.

EQUIPE FORMATIVA

AJUDE-NOS

COMO INGRESSAR