Missões 2020-07-21T15:45:57+00:00

MISSÃO
“A comunidade cristã é reunida pelo Espírito para ser enviada em missão; então, a aspiração missionária e a sua concreta passagem à prática são algo que pertence ao ser de todo Povo de Deus, o qual deve colocar-se constantemente “em saída”, por que a alegria do Evangelho, que preenche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Esse impulso missionário diz respeito, em modo ainda mais especial, àqueles que são chamados ao ministério sacerdotal, como fim e horizonte de toda a formação. A missão revela-se como um outro fio condutor (cf. Mc 3,13-14), que une também as dimensões já mencionadas, anima-as e fecunda- as, e permite que o sacerdote, uma vez formado humana, espiritual, intelectual e pastoralmente, possa viver plenamente o próprio ministério, na medida em que é chamado a ter espírito missionário, isto é, um espírito verdadeiramente “católico” que, partindo de Cristo, se dirige a todos, a fim de que “todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4).” (O Dom da Vocação Presbiteral – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – n.91)
Impulsionados a viver este chamado da Igreja, o Seminário Arquidiocesano de São José compreende que uma sólida formação dos futuros presbíteros também perpassa pela dimensão missionária. Por esta razão, desde os primeiros anos de seminário, os formandos são inseridos em diversas atividades missionárias, que os auxiliam no processo de configuração a Cristo “que vai ao encontro da ovelha perdida” (cf. Lc 15,1-7).

Veja quais são essas atividades missionárias:

Estágio Pastoral
Parte integrante da formação pastoral dos seminaristas é o estágio que os mesmos realizam nas diversas paróquias da Arquidiocese durante os finais de semana. Acompanhados pelo pároco, os formandos são convidados a conhecer as diversas realidades pastorais e a se colocarem à disposição dos irmãos na animação pastoral, na escuta da Palavra e no serviço da caridade. O período que os seminaristas passam por uma paróquia varia de um a dois anos, de acordo com as necessidades formativas. Através do estágio pastoral, os seminaristas são presença missionária em meio ao povo de Deus.

Missão Anual das Comunidades
A Missão Anual dos seminaristas é uma atividade missionária promovida pelo Seminário com o intuito de fomentar nos futuros pastores o espírito de discípulo-missionário, próprio do cristão. Geralmente, a missão é realizada no período de uma semana em uma das inúmeras paróquias de nossa Arquidiocese e acontece sempre num período próximo às férias ou ao retorno delas. Durante a missão, os seminaristas têm a oportunidade de visitar os paroquianos em suas casas, de animar encontros, ministrar palestras e participar dos momentos celebrativos da comunidade, colocando-se sempre como servo do Senhor.

Casa das Irmãs Missionárias da Caridade
Nesta frente missionária, os seminaristas auxiliam as irmãs da caridade juntamente a outros voluntários a servirem refeições aos irmãos em situação de rua. O serviço acontece todas as sextas, das 15h às 18h.

INCA
Esta particular missão tem por objetivo levar o alívio e o consolo de Deus aos irmãos que se encontram enfermos. Os seminaristas da Configuração III (Teologia III) saem em missão todas as quartas, na parte da tarde, e dedicam-se durante todo o ano para esta atividade.

Catequese na Fundação Osório
Animados pelo mandato de Cristo, os seminaristas também assumem o compromisso de ministrar os encontros de catequese para alguns estudantes da Fundação Osório. Nesta atividade, os formandos preparam semanalmente um grupo de crianças e adolescentes para o encontro com Cristo na Eucaristia, desenvolvendo suas habilidades pastorais e catequéticas, muito necessárias no futuro exercício do ministério presbiteral.

Missões extraordinárias
Impulsionados pelo Espírito Santo, alguns seminaristas dispõem-se generosamente a corresponder o chamado de Deus num período especial de missão. Alguns dos formandos ofereceram um período de seu tempo formativo para a missão na Basílica da Anunciação, em Nazaré (Terra Santa), no Haiti e na região do Xingu. Nesta profunda experiência missionária, os seminaristas são convidados a um desprendimento cada vez maior, a fim de tomarem posse do verdadeiro tesouro: Cristo reinante nas almas.