Loading...
SER SEMINARISTA HOJE 2018-12-04T00:41:48+00:00

Uma campanha que vai mudar a Cidade Maravilhosa!

O Seminário São José do Rio de Janeiro fará, neste ano vocacional de 2019, uma grande campanha vocacional, e você está convidado a fazer parte conosco! Nesta página, você vai poder conhecer mais sobre o seminário, tirar suas dúvidas, acessar conteúdos exclusivos e muito mais. Participe conosco curtindo, compartilhando com seus amigos e entrando em contato!

Vídeos Vocacionais

Dúvidas Vocacionais

Através desse formulário, você poderá entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas sobre o seminário. Dentro de pouco tempo, nós iremos responder à sua mensagem dando orientações e dicas de como discernir a vocação, ou qualquer outra informação que seja necessária para ajudá-lo nesse caminho.

* O seu email será respondido o quanto antes pela equipe do Seminário São José. Caso a dúvida persista, converse com seu pároco.

“O chamado é algo totalizante, é o que define a vida inteira e lhe confere sentido. A vida é vocação! E como a formação é permanente, é ainda antes, a vocação como chamado constante. Não pode existir um só instante da vida do homem, no qual o Pai, Deus, não o chame”.

Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Carta Pontifícia do Santo Padre por ocasião do Ano Vocacional na Arquidiocese do Rio

Queridos irmãos cariocas!

Ao inaugurar-se o Ano vocacional da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro, quero me unir ao clamor de cada um de vocês ao Senhor da Messe para que envie sempre mais operários para a missão nessa terra abençoada pelo Cristo Redentor.

Aliás, a sua estátua no alto do corcovado, com seus braços abertos como que num grande abraço acolhedor, nos lembra que já a nossa vida é fruto de uma chamada de Deus: nos chamou à vida porque nos ama e tudo predispôs para que cada um de nós fosse único. Ele é Deus conosco, acompanha-nos ao longo das estradas por vezes poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria, que se encontra somente no dom de nós mesmos aos outros (cf. Mensagem para o 55º Dia Mundial de oração pelas vocações, 22/IV/2018). Por isso, quero repetir as palavras que dirigi aos jovens durante a minha inesquecível visita à cidade Maravilhosa em 2013: “Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo (…). Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. (…) O Senhor chama alguns ao sacerdócio, a se doar a Ele de modo mais total, para amar a todos com o coração do Bom Pastor. A outros, chama para servir os demais na vida religiosa: nos mosteiros, dedicando-se à oração pelo bem do mundo, nos vários setores do apostolado, gastando-se por todos, especialmente os mais necessitados. (…) Queridos jovens, talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peça isso ao Senhor; Ele lhe fará entender o caminho (…): Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?» (Discurso aos Voluntários da JMJ, 28/VII/2013).

Por isso, ao depositar aos pés de Nossa Senhora Aparecida os votos de que esse Ano Vocacional seja muito fecundo envio a toda a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a minha Bênção Apostólica, pedindo que, por favor, não deixem de rezar por mim.

Vaticano, 23 de novembro de 2018.

Franciscus.