Loading...
Seminário Menor 2020-07-22T13:17:49+00:00

Ser santo sem deixar de ser jovem

Nos Seminários menores, erigidos para cultivar os gérmenes da vocação, os alunos sejam formados com uma peculiar educação religiosa, e sobretudo por uma apta direção espiritual, de maneira a seguir Cristo Redentor de alma generosa e coração puro. Sob a orientação paterna dos Superiores, com a colaboração oportuna dos pais, levem uma vida plenamente conforme à idade, espírito e evolução dos adolescentes, segundo as normas da sã psicologia, sem omitir a devida experiência das coisas humanas e o contato com as próprias famílias. Tudo o que nos pontos seguintes se vai dizer dos Seminários maiores, aplique-se também aos Seminários menores na medida em que o fim e o modo de ser o permitem. É conveniente que os estudos neles feitos se ordenem de maneira que os alunos os possam continuar sem dificuldades noutra parte, se abraçarem outro estado de vida.

(Optatam Totius 3)

O Seminário Menor

O Seminário Menor é uma comunidade formativa criada pelo Arcebispo, segundo as Normas da Santa Sé para cultivar os gérmen da vocação sacerdotal dos que, já na adolescência,  apresentam  os sinais da vocação sacerdotal e se inclinam ao sacerdócio ministerial diocesano.

Aos alunos do seminário menor são oferecidas a oportunidade de sólida formação humano-afetiva, através de  formações gerais e específicas, conversas frequentes com os formadores, atendimento de psicoterapia e fonoaudiologia, encontros da formação com as famílias dos seminaristas;

– Na dimensão espiritual, os seminaristas celebram cotidianamente a eucaristia, têm à sua disposição a confissão sacramental, realizam as orações canônicas de Laudes, Vésperas e Completas  previstas na Liturgia da Horas, cultivam a salutar e necessária devoção à Virgem Maria, participam de retiros espirituais e possuem um diretor espiritual, pelo qual são dirigidos regularmente;

– Na dimensão intelectual, têm à disposição os estudos de Ensino Médio, como preparação prévia aos estudos universitários de filosofia e teologia;

– Em sua formação doutrinária e catecumenal, recebem a preparação para o Sacramento da Confirmação;

– No âmbito pastoral, entende-se que a presença do seminarista menor em sua casa junto a sua família deve ser uma experiência de mútuo apostolado de conhecimento e crescimento no amor de Deus, cultivado na vida familiar.

Os fins do Seminário Menor

Os fins que o seminário menor se destina a proporcionar aos jovens são: disponibilizar-se, amadurecer, discernir e comprometer-se.

Disponibilizar-se

Aos jovens que manifestam indícios de vocação sacerdotal lhes é proporcionada aquela formação  que lhes disponha a seguir a Cristo Bom Pastor com espírito de generosidade e pureza de intenção.

Amadurecer

Proporcionar-lhes um acompanhamento através dos meios necessários para o seu gradual amadurecimento formativo, que consiste no crescimento humano afetivo, cristão e vocacional.

Discernir

Levá-los a crescer progressivamente no sério descruzamento de sua própria vocação, antes de tomar a opção correspondente que lhes torne capazes de ingressar no seminário maior.

Comprometer-se

Formar o jovem idôneo e vocacionalmente  responsável, para o ingresso no processo formativo do Seminario Maior, para as etapas formativas do discipulado e da configuração e da síntese.

No seminário menor, busca-se potencializar as qualidades, atitudes e aptidões humanas e cristãs, que permitam aos vocacionados descobrir o chamado para vocação presbiteral e a ele responder.

AJUDE-NOS

EVENTOS

COMO INGRESSAR